Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Brinde.jpeg

Desde o primeiro post, “Esquina das Estórias”, datado de 15 de Fevereiro de 2010, até hoje, 15 de Fevereiro de 2011, este blogue tem feito um percurso significativo e alargado os seus objectivos. De um blogue criado inicialmente com o propósito de divulgar as crónicas do seu autor, publicadas no livro Na Esquina do Tempo – Crónicas de Diazá (Praia, 2009), ensaios literários e de reflexão sobre temas da cultura e textos inéditos ou esquecidos de escritores como Guilherme Dantas (Brava, 1849-1888) e Pedro Cardoso (Fogo, 1890-1942), o Na Esquina do Tempo foi-se transformando gradualmente numa “esquina de estórias” múltiplas, do cinema à culinária, dos livros à filatelia, dos contos e crónicas à numismática, da notícia à agenda cultural.

 

O amigo e leitor assíduo deste blogue, Jorge Joe Martins, a viver na Ilha da Diáspora, em Lisboa, chegou a comparar o Na Esquina à Rua de Lisboa, principal artéria da cidade do Mindelo, lugar de passagem obrigatória do mindelense que quer saber as novidades do dia e da ilha!

 

O Jornal “A Nação”, na sua edição N.º 175, de 6-12/01/2010, referindo-se às novidades na blogosfera caboverdiana no ano de 2010, indica este blogue como um “espaço que tem sido utilizado sobretudo na divulgação literária, cinematográfica e da produção intelectual de índole nacional”.

 

O Sapo Internacional, que aloja este blogue no seu servidor (Sapo.cv) e lhe fez, em Abril, um layout exclusivo, tem-no colocado no Homepage dos Blogues e já destacou 12 dos seus posts no Homepage da Sapo-cv, o que fez disparar as visitas e a visualização das suas páginas para um número nunca antes atingido.

 

Por meu lado, manter este espaço como um lugar de partilha e com um certo pulsar, fazendo dele uma montra da nossa cultura, com o avivar da memória, destacando figuras e factos da nossa história próxima, mas já a caminhar para o esquecimento, tem-me dado algum trabalho (mais do que inicialmente previsto), mas também muito gozo. O grande desafio agora é manter o Na Esquina com esta dinâmica.

Tenho recebido o estímulo, a colaboração e o apoio de muitos amigos e leitores assíduos, com pesquisas, sugestões e mesmo textos, como foi do caso dos depoimentos sobre o Eden Park, e o envio de material ou a indicação de links de interesse. Graças a isso, o Na Esquina tornou-se no que é hoje.

 

É assim que o Na Esquina já editou 246 posts e registou 477 comentários. As visitas foram, até hoje, para cima de 24.000, das mais diversas proveniências, da Argentina à Nova Zelândia, dos Estados Unidos à China, numa cobertura regional de 76 países/regiões, tendo sido acedido a partir de mais de 950 cidades, com Praia (9.100 visitas), Lisboa (3.000 visitas), S. Paulo (790 visitas), Amadora (580 visitas), Porto (550 visitas) e Rio de Janeiro (450 visitas) liderando, com visualizações de páginas na ordem das 44.000. De referir que esta contagem é feita a partir de 17 de Março de 2010, data de colocação do contador do Google, isto é, um mês depois da criação deste “espaço”.


Como novidade para esta nova fase, o Na Esquina estabeleceu uma parceria especial com a Praia FM 2-Rádio Cultura (104.1) para a criação de uma rubrica semanal "Crónicas de Diazá", cujo programa n.º 1 foi para o ar ontem, segunda-feira, dia 14, Dia dos Namorados, com repetição durante toda a semana, em diferentes horários. Estas crónicas estarão disponíveis num player aqui, na lateral do blogue. Outra novidade será a publicação de "Memórias de Carnaval de SonCent", à semelhança do que se fez com o tema Eden Park (rever aqui e aqui), com depoimentos e fotografias de alguns leitores amigos.

 

Brinde.jpeg

Por tudo isso, só me resta agradecer a dedicação e a fidelidade de todos.

 

Levantemos anossa flute de champanhe e façamos um brinde:

 

– Aos leitores! E longa vida ao Na Esquina!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Janine Brito a 16.02.2011 às 20:21

Parabéns tio...e sucessos sempre.

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

subscrever feeds

Powered by