Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Club de Golfe do Mindelo

Brito-Semedo, 20 Abr 11

 

Golf.jpeg

Foto Anos 60, Propriedade João Mariano

Legenda (Esquerda para a direita): José Figueira (Ti Djô Figuêra), Américo Medina (Amêrc de Nha Blica), Octávio Barbosa Vicente,  Silvestre Custódio (Trinta), Mochim Faria e Florêncio Santos (Florênce de Canjinha) (de cócoras).

 

 

História do Golfe em Cabo Verde

 

Tendo sido introduzido em Cabo Verde pelos Ingleses na época do carvão, existem registos históricos no clube datando de 1906, significando isso que se está perante uma organização desportiva centenária. Nos finais de semana é comum encontrar uma média de 35 a 40 jogadores praticando golfe no Clube de Golfe de São Vicente com golfistas desde os 18 aos 84 anos, neste caso simbolizados pelos sócios Eduardo Andrade (Eduardo Fula) e Florêncio Andrade (Nhô Florêncio). (Ler o texto completo de Adriano da Cruz Brito, Dûl, aqui).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De Joaquim Saial a 20.04.2011 às 12:54

Américo Medina, que foi um bom guarda-redes da Académica (salvo erro), foi sobretudo um grande piloto naval (anos 60, 70). Fui com ele várias vezes aos vapores, nas vedetas da Capitania ("Jack Star" e "Atlântida"), embora eu ficasse sempre cá em baixo enquanto ele subia por uma escada de corda e degraus de tábuas que tremia assustadoramente junto ao costado dos navios.

O outro piloto era o Pitina (Pedro de Alcântara Évora) e a tripulação das vedetas, que variava, era muitas vezes constituída pelo Djudja (também carpinteiro), pelo Pidrim (motorista) e pelo Dadá, Manel Bronque, Manel Pritim, Augusto, Leonel (de Fátima Árbores Fortes)... enfim, deixa-me calar que a sodade aperta.

E, portanto, o Sr. Américo também era golfista. Dessa, não sabia eu. O único antigo membro da Capitania que conheço nessa qualidade e na de golfista é o Virgílio de Monte Sossego que lá tem atrás da porta o saco dos tacos com que sai na sua mota para o golfe, sempre que pode.

Braça
Joaquim Saial

De Brito-Semedo a 20.04.2011 às 19:37

Não me canso de dizer que este é um espaço de partilha, de evocações e de saudade. E, de facto, "a sodade aperta". É que eu conheci a maior parte dessas pessoas invocadas e privei-me com algumas, por exemplo, o Djudja, que era muito amigo da minha mãe.
Obrigado e um abraço!

De João Sá a 20.04.2011 às 19:43

Boa tarde caro Brito Semedo, esta sua Esquina do Tempo está em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Cabo Verde.

De José Figueira,Junior a 24.04.2011 às 05:15

Excelente trabalho caro compatriota e amigo Manuel.      Continua a reconstituir este puzzle da nossa História. Pois "petit á petit l'oiseau fait son nid ". E Cabo Verde precisa de nós para mentê-lo em vida perante nós mesmos e perante toda a comunidade internacional. Estamos juntos. Rijo abraço    Zizim Figuera

De Brito-Semedo a 24.04.2011 às 09:32

Caríssimo Zizim Figueira, Amigo de nha Mninénça , É uma honra encontrá-lo aqui no "Na Esquina" para trocarmos umas prosas sobre o nosso SonCent , suas gentes e estórias . Nesse particular, o Zizim é um poço sem fundo. Que continue com saúde e "boa mimória " para no-las contar! Aguardamos ansiosamente o livro prometido com esses registos.
Obrigado pelo estímulo e incentivo. É como diz, estamos (e continuemos) juntos!
Um abraço forte e que tenha um dia tranquilo e uma Páscoa Feliz! Ass .) Mocin de Mindel

De José Figueira,Junior a 27.04.2011 às 16:20

[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<p class="incorrect" name="incorrect" <a="">Dear Brother Manuel B. Semedo, Recordá ê Vivê E esse traboie que nô ca tava podê fazê dantes d' informá nôs NEW GÉNERATION quem que nôs ê graça a tude nôs más bedje que sube passo'n quel mensaja c'seriedade na linha direta de tude batalha CULTURAL (Professores d'Instruçon Primária, Liceu, Claridosos, Desportistas etc etc...)ê memorável, um HONRA pa tude Cab-Verdiane e prova de nôs força. No ta djunte e força pa cuntinuá. Abraço Zizim Figuêra.</p> <br />           

De Brito-Semedo a 27.04.2011 às 18:43

Obrigado, Amigo e Irmão Mais Velho! a propósito, veja o repto que lhe lancei no post sobre Nôs Báltas como resposta ao amigo Valdemar Pereira.
Um braça forte!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

  • Livia Ramos Silva

    Meu tio irmao do meu pai tio Dino de monte. Saudad...

Powered by