Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Feliz Dia das Mentiras

Brito-Semedo, 31 Mar 13

 

 

Há muitas explicações para o 1 de Abril se ter transformado no dia das mentiras ou dia dos tolos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.

 

Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

 

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

 

 

No Brasil, o primeiro de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efémera, lançado no 1.º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1.º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. (Fonte).

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

5 comentários

De daivarela a 01.04.2011 às 01:31

oi.
Eu já tenho a minha mentira preparada para o dia 1 de abril.
Vai ser uma bomba, haahahah
Por enquanto vou prometendo não usar Internet nunca mais. Se eu não aparecer mais por cá é porque não era mentira.

Abraço

De Brito-Semedo a 01.04.2011 às 11:58

Caro Amigo, Amanhã confirmo se isso é mesmo do Dia das Mentiras! Hahaha !!!

De Valdemar Pereira a 01.04.2013 às 07:43


Conheço uma terra outrora sabim-sabim e onde agora contam mentiras todos os dias, 1° de Abril incluido, mas deixo-vos adivinhar. E não é mentira.
"Mau 1° de Abril" (... para ser um bom dia)

De Joaquim ALMEIDA a 01.04.2013 às 08:53

Oh  Companher de escola  , se na verdade so se ouve mentiras todos os dias na quel terra sabim -sabim , - moda bô tâ d' zê - , é porque  ( verdades ) jà nao existe ; é por isso que ( hoje)  ê dia de grande festa na qu ' el terra !...

De Brito-Semedo a 01.04.2013 às 11:45

PRÉMIO MAIOR MENTIRA DO DIA - O Prémio para a Maior Mentira do Dia vai para... Eduíno Santos, do "Notícias do Norte"!
Em todo o processo de manifestação do grupo de alunos do DECM-Uni-CV o "Notícias do Norte", sempre esteve ao lado dos alunos dando-lhes cobertura e NUNCA nos procurou nem se abeirou da Reitoria em S. Vicente. Pois bem, o Sr. Eduíno Santos aparece agora transformando a quezília entre os alunos e a instituição numa guerra pessoal comigo, inclusive fazendo ataques à minha vida privada - http://noticiasdonorte.publ.cv/12553/travesti-do-vice-reitor-da-uni-cv-semedo-da-licoes-de-seguranca-a-pn-e-ameaca-alunos-com-repressao/
E como esta matéria do "Notícias do Norte" saiu a 1 de Abril, Dia das Mentiras ou Dia dos Tolos, isto não é para ser levado a sério. Rsss!!!
O Prémio para a Maior Mentira do Dia vai para... Eduíno Santos, do Notícias do Norte!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by