Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recordando Manuel d'Novas

Brito-Semedo, 21 Abr 11

 

Manel de Novas.jpeg

 

 

Manuel de Novas ou Manel d'Novas

 

 

(Santo Antão, 24 de Fev. de 1938 – 28 de Set. de 2009)

 

 

 

Foi um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente.

 

Baptizado como Manuel Jesus Lopes, Manuel de Novas escreveu Stranger ê um ilusão, Lamento d'um emigrante e outras letras. Considerado, por isso, um dos mais importantes trovadores de Cabo Verde, compositor preferido de Cesária Évora e Bana, entre outros.

 

Apesar de ter nascido na ilha vizinha, Manuel de Novas é considerado um filho do Mindelo, ilha de São Vicente, onde viveu.

 

Manel d'Novas ficou conhecido essencialmente por ter uma postura crítica em relação à sociedade mindelense, ilha onde vivia e que o adoptou como filho. Outra particularidade do compositor era a sua escrita em crioulo caboverdiano.

 

Wikipédia

 

Serenata.jpeg

Baixo-relevo, "Serenata na Mindel", Autores Anildo e Ró

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 04.11.2011 às 09:51

Manel de Niovas se situa -na minha opiniao - é o treceiro maior compositor cabo-verdiano ,ficando atràs de Eugénio Tavares e B.Leza . O Manuel tinha uma visao bem proprio dêle da vida cabo-verdiana ,-particularmente da vida saovicentina- permetindo-lhe com uma facilidade extraordinària ,contar uma estoria introduzindo-a numa melodia bem propria no estilo dêle .Porque na verdade,os textos do Manuel de Novas ,maior parte deles nas suas composiçoes , sao contos ;o que aliàs as melhores coladeiras ,as melhores mornas as mais ouvidas e apreciadas do povo ,sao aquelas que transmitem a vida tipicamente cabo-verdiana,aquela estoria do dia-à-dia do cabo-verdiano .O Manel de Novas ,deixa-nos muita falta ,digo mesmo como compositor e como homem .O Manel de Novas ,sofria muito com a pobreza do cabo verdiano,principalmente dos mais pobres .Sempre que eu ia visità-lo êle me dizia ,GADIM ,tu nao fazes a minima ideia da situaçao de pobreza no nosso pais .Vives là fora ,tu vens nos visitar uma vez por ano por um periodo de um mês ,nao é tempo suficiente para fazeres ideia da nossa situaçao!..E através das minhas cançoes que me permite denunciar ,fazer saber aos nossos compatriotas que vivem là fora ,a ilusao o estado de espirito do cabo-verdiano ,sempre com a sua esperânça de melhores dias ,que estamos à espera hà jà muitos anos .Digo sinceramente ,Manuel de Novas ainda nao foi homenageado como êle bem merece ,por aquilo que êle nos deixou culturalmente como herânça . Um Criol na Frânça ; Morgadinho

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by