Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gastronomia e Música em Concerto.cv

Brito-Semedo, 2 Jan 15

 

Gastronomia.jpeg

 

A Sinfonia de Sabores: Food and Music in Concert, a sair nos inícios de 2015 no Reino Unido, é um livro sobre as relações entre música e comida que explora a interligação entre estes dois aspectos importantes da vida humana e suas relações significativas. Com uma abordagem multicultural, os capítulos em quatro línguas, concentram-se em vários períodos históricos e culturais do mundo (Europa, África, América Latina, Caribe, Oriente Médio).

 

 

Artesanato.jpg

Artesão Espírito Santo. Foto Sapo.cv. Out.2014

 

Dos nove capítulos do livro, três são sobre Cabo Verde, como se pode ver pela estrutura abaixo, em negrito (4, 5 e 7):

 

• Introduction

• Authors short biographies

1. Dining and drinking scenes in European operas, operettas and ballets, by Anna Piotrowska (Jagiellonian University, Polland)

2. Los sabores en la música clásica y un ejemplo particular, by Roberto Alejandro Pérez (Universidade de Évora, Portugal)

3. Traditional Music and Diaspora: the Irish exemplar, by Patrick O’Sullivan (University of Bradford, UK)

4. Gastronomia, música e dança no ciclo de vida do homem cabo-verdiano, by Manuel Brito Semedo (Universidade de Cabo Verde)

5. Saborear e cantar Cabo Verde: entre paroxismos e delírios lítero-músico-gastronômicos, by Simone Caputo Gomes (Universidade de São Paulo, Brazil)

6. "Sabrosura": Pleasure, Humour, and Tradition in Latin American Food Songs, by Edmundo Murray (Universidade de Cabo Verde and University of Zurich)

7. Crioulos e caiçaras: construindo identidades e relações entre sons e aromas de duas comunidades no sul do Brasil, by Izaura Furtado (independent scholar, Cape Verde)

8. The Deliriously Tempting Complementarity of Syrian Maza and Music, by Rihab Kassatly Bagnole (Savannah College of Arts and Design, Georgia, US)

9. El sabor de la música popular cubana, by René Vázquez Díaz (Cuban musician and independent scholar, Malmö, Sweden)

• Index

 

A organização é de Edmundo Murray, Professor Visitante na Universidade de Cabo Verde em 2011 no Departamento das Ciências Sociais e Humanas.

 

Partilho a parte introdutória do meu texto em jeito de resumo e pré-publicação.

 

funana-festival-nos-tradison-03-475x315.jpg

 

Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-verdiano

 

Os sentidos, não menos o do gosto, são o mote da vida do homem crioulo. Isto é-lhe intrínseco e está presente em todo o ciclo da sua vida, acompanhando-o em todas as suas manifestações culturais, do nascimento à morte, indo das festividades do nascimento, do guarda-cabeça e do baptizado, passando pelo casamento e outras celebrações, até aos ritos fúnebres. Sempre celebrando a alegria e a festa da vida e, também, o choro e a tristeza da morte, tudo à roda de grandes panelas, muita música e alguma dança.  

 

Este capítulo ["Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-verdiano"] tem como propósito explicitar a interacção existente entre as manifestações da cultura mestiça e a gastronomia, a música e a dança na vida do homem das ilhas e seguirá a ordem e a lógica das principais técnicas de preparação de um prato gourmet: a preparação dos temperos de base, ou seja, o conhecimento histórico e cultural do homem das ilhas; os ingredientes e os condimentos trazidos de várias latitudes do planeta e que se adaptaram no Arquipélago; os sabores, os sons e os ritmos crioulos que caracterizam e dão sentido à vida do homem cabo-verdiano; o tempero final.

 

Como acompanhamento, acrescenta-se, no fim do capítulo, uma pequena mostra de textos literários sobre gastronomia e música de Cabo Verde.

 

A abordagem metodológica adoptada é a da Antropologia Interpretativa, de Clifford Geertz, de análise da prática simbólica no facto antropológico.

 

Uma vez que o tema deste capítulo é indissociável do contexto histórico e cultural das Ilhas, dele depende e dentro dele se processa, tomou-se este contexto como ponto de partida e trabalhou-se sobre ele no sentido da sua descrição, ainda que de forma sumária.

 

Palavras-chave: antropologia da alimentação, antropologia interpretativa, etnologia, história, literatura, musicologia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Adriano Miranda Lima a 05.01.2015 às 19:02

Parece tratar-se de um livro de interesse para o público em geral e para os antropólogos em particular. É um facto que os hábitos culinários são um dos espelhos mais cristalinos da cultura dos povos.

De Brito-Semedo a 06.01.2015 às 03:26

Caro Amigo, Logo que o livro estiver disponível darei notícias e talvez publique os resumos dos outros dois capítulos sobre Cabo Verde :-). Um abraço e votos de Feliz Ano.

De Valdemar Pereira a 07.01.2015 às 10:18


Mais um trabalho para nos situar, nos enriquecer e demonstrar nossas descobertas e possibilidades.
O facto de estar em terra longe não nos impede de "goitar" a saída e o movimento. Portanto, vamos esperar com paciência
Bom Ano ao Homem do blog e da sua "Esquina"
Braça

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by