Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Álbum Eden Park – Grupos Musicais

Brito-Semedo, 25 Ago 15

 

Eden Park.jpeg

Uma imagem vale mais que mil palavras! Não é isso que se afirma?! Sabendo que o espaço Eden Park foi muito mais que cinema, tendo sido também teatro e sala de espectáculos, os mais diversos, Esquina do Tempo foi ao baú das memórias da “geração do Madeiral” e posta aqui fotos de diazá (anos 60 e 70), gentilmente cedidas pelos seus donos.

 

De certeza que as fotos, guardadas com muito carinho, serão muitas pelo que a ideia é de as ir partilhando, de forma organizada e por temas, desta maneira: grupos musicais, bailes de conjunto (fin d'óne, finalistas e carnaval), teatro, saraus recreativos e culturais, boxe, etc., etc.

 

Para esta primeira página do Álbum Eden Park - Grupos Musicais, agradece-se à Ernestina (Tina) Santos, à Norina (Nory) Alves e ao Carlos (Calú) Filipe Gonçalves, a cedência das fotos, esperando a contribuição de muito mais gente de SonCente desse tempo.

 

Antes, fica uma indicação e uma nota: o sítio onde se faz o percurso histórico do Eden Teatro de Lisboa (aqui). Merece ver-se a tentativa de intervenção da Câmara Municipal - quase no fim. Até que o IPAD o declarou de interesse nacional.

 

Eden Park.jpeg

Foto 1 - Gentileza de Ernestina Santos: Foto Melo, início dos anos 60. De pé, a partir da esquerda: António Puntchinha, Lulú Marques, Alberto de Nhô Moche e  Augusto Santos (Pirick); Sentado, a partir da esquerda: Djack de Câmara, José Pinto e Vitorino Lopes da Silva.

 

Eden.jpeg

 Foto 2 - Gentileza de Ernestina Santos: Foto Melo, início dos anos 60. Da esquerda para a direita: Adalberto, marido da Dra. Armanda, José Pinto, Manim Duarte e Augusto Pirick.

 

Eden Park.jpeg

Foto 3 - Gentileza de Ernestina Santos: Foto Melo, início dos anos 60. Da esquerda para a direita: Ângelo Lima, Lulú Marques, Tony Marques, ao piano, e  Djosa Marques.

 

Eden Park.jpeg

Foto 4 - Gentileza de Ernestina Santos: Foto Melo, início dos anos 60. Mité e Djozinha, do Conjunto Cabo Verde, cantando "Pove de S. Vicente", de António Marques da Silva. Músicos: Manim Duarte, Hermes Lima, Faia Torres e Ângelo Lima.

  

Eden Park.jpeg

Foto 5 - Gentileza de Carlos Filipe Gonçalves: Foto Djibla, 1969. Conjunto West-Side - Da esquerda para a direita: Agnelo Sacramento Monteiro (Nenelo), Djica Teixeira de Sousa, Carlos Filipe Gonçalves (Calú de Nhô Roque), João Tristão (Peixe), Albertino (Xisto) Almeida, Carlos Feijóo (Cadjuca).

  

Eden Park.jpeg

Foto 6 - Gentileza de Norina Alves: Conjunto Blue Jeans (1970) - Da esquerda para a direita: Tey Matos, Carlos de Lola, José Júlio Gonçalves, Tey Gonçalves, Jorge d' Djindja, César.

Autoria e outros dados (tags, etc)

8 comentários

De Carla a 16.09.2010 às 13:06

Ola!
Obrigado pelas fotos e por esse blog "soncentino".
O grupo da primeira foto se chamava "Boas Novas"?

De Brito-Semedo a 16.09.2010 às 16:28

Oi, Carla, M'nininha Eden Park , É um prazer ver-te incluída no Clube de Fãs da Esquina, hahaha! Aguardamos, aqui "Na Esquina" o teu depoimento de "dentro de casa de Eden Park " pois, certamente, tens muita coisa para partilhar. Olha que m'nininha de SonCent não volta costas a um bom desafio!...
Confirma, por favor, o nome do(s) grupo(s) não mencionados, que acrescentaremos com todo o gosto! Um abraço!

De Ernestina Santos a 16.09.2010 às 14:09

O meu pai ficaria feliz com esta iniciativa, ele que sempre gostou de partilhar com os outros. Gosto de assistir a este teu entusiasmo, cumprindo escrupulosamente o calendário a que te propuseste de divulgação da cultura cabo-verdiana, seja em que vertente for.

Tendo a música como pano de fundo, temos aqui um leque bem interessante de fotos ilustrativas de uma época que eu bem conheci... Com a pena de ser ainda "mnine tchequer fogon", pelo que não podia ir aos bailes onde o meu pai tocava com os amigos. Mas ainda tive a sorte de ir a bailes com a família na Rádio Clube, o que já não foi mau.

Quanto à última foto, já tive o azar de não estar em Cabo Verde... Talvez o meu pai já nos deixasse ir aos bailes, até proque os tempos já eram outros! Mas são os caminhos da vida!

As recordações que despertas com estes posts, Amigo...

De Brito-Semedo a 16.09.2010 às 15:53

A participação da Ernestina aqui "Na Esquina do Tempo" é preciosa e precisamos que continue a "meter a mão no bom baú" para dali tirar essas preciosidades fotográficas e não só, de diazá nbsp;Continue a fazer isso pela memória do Prof. Augusto Pirick, de que é fiel depositária! Obrigado!

De Brito-Semedo a 16.09.2010 às 14:27

Do  meu Amigo Carlos Gonçalves recebi por e-mail o comentário abaixo, que não conseguiu fazer directamenre no blog:
Bela iniciativa Brito. Com estas e outras fotos as pessoas vão ter grandes recordaçoes dessa fabulosa sala de espectáculos do Mindelo, o Eden Park, templo da cultura cabo-verdiana... Alí tiveram lugar os grandes acontecimentos desde a histórica visita de Eugénio Tavares e Pedro Cardoso, a milhares de espectáculos musicais... palestras, congressos encontros políticos e não só... e milhares de filmes projectados...
 Aquele abraço
 Kalú de Nhô Roque

De Brito-Semedo a 16.09.2010 às 15:56

Amigo Carlos Gonçalves, Como um m'nine de SonCent e dessas lides, com um longo percurso e obra feita, certamente que tem muito mais a partilhar aqui, "Na Esquina do Tempo". Cá ficamos à espera! Um abraço! 

De Eduardo Oliveira a 25.08.2015 às 09:49

Permito-me uma observação na foto apresentada:  Na 1° foto, a pessoa que dizem ser Djuquinha é o Alberto de Nhô Moche , rapazim de Rua da Luz, grande guitarrista (guitarra portuguesa) como o Pinto.

De Brito-Semedo a 25.08.2015 às 11:01

Caro amigo, Obrigado pelo seu olhar atento e, sobretudo, pela sua memória. A rectificação já foi feita. Um abraço.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by