Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Baltasar Lopes.jpg

Última aula do Professor Baltasar Lopes da Silva. Foto Djibla, 23.Abril.1972. 

 

 

Fotos Históricas: Última aula do Professor Baltasar Lopes da Silva, dia 23 de Abril de 1972. Acto presidido pelo Governador da Província Lopes dos Santos no Salão Nobre do Liceu Gil Eanes.

 

Propriedade: Foto Djibla, Mindelo.

 

Legendagem: Na assistência: D. Bely e marido, Dr. Rebelo; Sr. Albertino Martins, Sr. João Mariano; D. Nasse; Dr. Serra; Dr. Morais; Sr. Alfredo Pinheiro; Sr. Lulu Marques; Sr. Frusoni; Sr. Raúl Ribeiro; Djô Fei; Sr. Tuta Melo, com a máquina fotográfica; Alberto Leite Torres; Sr. Dadal Martins; Sr. Gustavo (de costas); Luís Guimarães, de pé, à esquerda do Dr. Baltasar. Alunos: Luzy Martins e, em frente à Luzy, Manu Matos, ou Carlos de Lola, Amália Melo, Licinha Roberto, irmã da Lívia. – Nory Alves

 _________

 Aula BLS.jpg

Jerónimo Gomes, Ti D'jiras, discursando em nome dos alunos

  

Propriedade/Cedência:  Adriano Monteiro

 

Depoimento: “Eu assisti a este evento, fazendo cobertura para a Rádio Clube Mindelo. Foi a 23 de Abril de 1972. Era então Reitor do Liceu Gil Eanes, o nosso amigo Viriato de Barros que, na ocasião, preferiu um discurso simples mas eloquente sobre o homenageado. Também falou em nome dos alunos do Liceu Gil Eanes, o saudoso Jerónimo Gomes, filho da Germana Gomes, enfermeira”. – Jorge Maria Custódio Santos

 

Um apelo: Que saiam do fundo dos baús as "fotos com história" de modo a fixarmos o passado glorioso de SonCent e as suas memórias com a ajuda dos mais antigos. Mais, é preciso uma campanha conjunta - Ministério da Cultura, Ministério das Comunidades, Correios, Arquivo Histórico, Universidades - para se colectar fotos e postais antigos, digitalizar os acervos, fazer um Museu Postal ou um Museu da Imagem de cada Ilha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De José F Lopes a 24.04.2015 às 18:36

Esta foi uma aula com pompa e circunstância e vê-se o prestígio do Dr Baltazar.Já lá vão 43 anos. Como o tempo passa depressa !!!

De Sónia Morais a 24.04.2015 às 18:36

Bela foto. Aceito o desafio do amigo Brito-Semedo e vou tentar sacar alguma coisa com "história" que valha a pena. Quanto à legenda julgo que há um engano, a Nory em 1972 já não podia estar no liceu, estava casada e provavelmente já tinha filhos.

De Brito-Semedo a 24.04.2015 às 21:10

Amiga, obrigado por ter aceite o meu desafio. Venham daí as fotos com história!" A Nory Alves é de uma memória fantástica e liga-se a esta foto pela legendagem, com a identificação das pessoas ;-). Grato.

De Amália Vera-Cruz de Melo Lopes a 28.04.2015 às 21:50

Pois! Este é um dia inesquecível! Esta foi a última oficial do Dr. Baltasar Lopes da Silva, antes da sua jubilação. Foi uma aula de Latim, no Ginásio do Liceu, preparado para o efeito. A turma é a do 6º ano, desse ano lectivo; já não me lembro bem, mas acho que a do 7º também estava, mas atrás da nossa. Toda a gente sabia que haveria essa aula, havia grande azáfama com os preparativos, mas ninguém soube, até ao último minuto, qual seria a turma e a disciplina escolhidas (Latim ou Português). Nós desconfiámos, depois de 2 ou 3 aulas a trabalhar o mesmo texto! Dos alunos identificados só acertaram na Luzy e em mim. Os restantes são: a Mª José Neves, atrás de mim (a ser interrogada nesse momento); o rapaz é o Manuel Onofre, jurista; logo à frente do Onofre, está a Cândida (Pina, se não me engano) - fomos muito amigas e tenho saudades pois ela emigrou e não tive mais notícias; do meu lado esquerdo, está a Maria Rita Fortes Lélis, irmã da Amparo, esposa do Djimba. Os restantes alunos dessa turma, que não aparecem nesta fotografia (tenho outras onde estão) eram o José Luís Ramos (Pinúria ) e a Guadalupe (Reis, se não me engano). Os meus colegas professores certamente que gostariam de ter uma turma deste tamanho, hoje! Manu Matos, Carlos de Lola e as meninas Licinha Roberto  e Nory Alves não faziam parte desta turma. Eu sofria imenso nas aulas do BLS, sobretudo nas de Latim; era rara a aula que da qual não saía a chorar. E não é que ele foi interrogar-me?! Conseguem imaginar o meu stress! Vejam só a expressão marota da Luzy e a minha grande amiga, Rita, a sofrer comigo, mexendo no cabelo!

De Brito-Semedo a 28.04.2015 às 22:29

<br />Obrigado, Amália Melo, Professora Doutora na Universidade Pública, pela ajuda na identificação desta foto histórica da Educação em Cabo Verde e pelas evocações partilhadas. Um especial obrigado também ao Djibla por ter disponibilizado essa foto que terá mexido com tanta gente, sobretudo os alunos que estiveram nessa última aula do Dr. Baltasar Lopes da Silva. Um abraço.

De Anónimo a 29.04.2015 às 20:17

Eu nao sou do tempo dessa turma pois nesse ano ja me encontrava a estudar em Porugal,ainda solteira e sem filhos,e nao tive latim,pq fui para ciencias,apesar de que o Dr Balrasar tenha sido meu professor de francês,mas reconheço quase todos nessa foto,como alias fiz a identificaçao,pq tenho boa memoria fotografica.No grupo de alunos pareceu-me ver a Licinha Roberto que ja sei que nao é e tb o rapaz de pé,virado para os colegas tb nao é nem o Carlos de Lola,nem o Manu Matos,mas sim o Luis Guimaraes,segundo os que la estiveram.O outro rapaz é o Manuel Onofre.De resto na assistencia só nao sei os nomes dos militares e do Governador.Um bj a todos

De Amália Maria Vera-Cruz de Melo Lopes a 12.05.2015 às 21:13

Faltou mencionar o David Ramos, jurista, também deste grupo de alunos de BLS. Imperdoável. 

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

Powered by