Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Caetano Bonucci, Cinematógrafo SV

Brito-Semedo, 15 Mai 16

 

Bonucci.jpeg

 


Natural de S.Vicente, Cabo Verde, Caetano Bonucci era filho de Pedro Bonucci e de Maria da Luz Rocheteau Leça Bonucci, e irmão de Yolanda Bonucci Pias.


Além da profissão de engenheiro electrotécnico, Caetano Bonucci, movido pela sua paixão pelo cinema, nos seus tempos de estudante em Turim, Itália, visitou e frequentou os estúdios da Cinecittà em Roma, onde pôde tomar contacto com o modo como os filmes eram produzidos e realizados na época.

 

Mais tarde, já em Lisboa, dando continuidade a essa paixão pelo cinema e aos conhecimentos adquiridos pela sua experiência em Itália, viria a tornar-se no primeiro realizador natural de Cabo Verde a dirigir um filme de longa metragem em Portugal, "A Morgadinha dos Canaviais", cuja estreia foi a 4 de Março de 1949 no cinema "Èden", tendo participado entre outros, Eunice Mûnoz Paiva Raposo, Tomaz de Macedo, Raul de Carvalho, Costinha, Maria Matos, etc...

 

Bonucci - Cinema.jpg

Bonucci - Cinema 1.jpg

 

Infelizmente, não pôde dar seguimento á sua promissora carreira cinematográfica devido ao facto de ter falecido precocemente aos 40 anos.


Além das acividades que teve em Lisboa, também exerceu a profissão de professor no antigo Liceu Gil Eanes em S. Vicente, tendo sido professor do Amilcar Cabral.

 

- Lucy Bonucci

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Joaquim ALMEIDA a 16.05.2016 às 08:50

Isso é historia e nao se apaga !. Obrigado à ESQUINA DO TEMPO  !..

De Valdemar Pereira a 19.05.2016 às 19:55

Lembro-me de Gaetano Bonucci em S.Vicente e da esperança que ele desenvolvesse a arte do cinema em S.Vicente. A sua morte foi muito sentida.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by