Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café Lisboa em Risco de Desaparecer

Brito-Semedo, 5 Mai 15

 

Café Lisboa3.jpg

Rua de Lisboa, Mindelo, com o Café Lisboa (não visível) no lado direito da passadeira

 

A cidade do Mindelo e o seu centro histórico, a Morada, com destaque para a sua Rua de Lisboa, o seu centro nevrálgico, é um espaço com história, porque com tempo e com memória da vivência das suas gentes, mesmo as mais anónimas.

 

Pode-se dizer que os seus edifícios, os seus espaços abertos, como as praças e as pracinhas, as suas “pontas de esquina” ou os seus espaços restritos, como os bares e os cafés e as sedes dos clubes e as próprias barbearias, são lugares e referências importantes não apenas para convívio como manifestam uma certa forma de ser e se estar na vida.

 

O mindelense, que é dado ao convívio, habituou-se, por longo tempo, a ir espairecer-se e “pôr boné” na Rua de Lisboa, cujos espaços como o Café Portugal e o KaTem, do lado esquerdo para quem vai em direcção ao Palácio do Povo, e o Café Royal e o Café Lisboa, do outro lado da rua.

 

Desses espaços, desapareceu há bem pouco tempo o Café Portugal. O Café Royal, associado ao nome do Tchuna, seu proprietário por muitos anos, já tinha fechado, mas depois de muita luta, voltou a abrir as suas portas, e o Café Lisboa, este, está em sério risco de desaparecer.

 

Café Lisboa2.jpg

Café Lisboa na Rua de Lisboa, Mindelo. Foto 14.Março.2009

Café Lisboa.jpg

Café Lisboa na Rua de Lisboa, Mindelo. Foto Carlos Pulu, 29.Abril.2015

 

O Café Lisboa é um espaço pequeno e aprazível de portas abertas para o burburinho da Rua de Lisboa, num edifício que faz esquina com a Rua Sá da Bandeira, de um lado, e a Rua Senador Vera-Cruz, de outro, onde, há mais de 24 anos, Alberto, o seu proprietário, presta um serviço relevante à cidade lutando com muitas dificuldades por a manter de portas abertas.

 

Chega ao nosso conhecimento o facto de que está a decorrer um processo em que os novos senhorios, à semelhança do que ocorrera com o Café Portugal, querem, à viva força, recuperar o espaço Café Lisboa, não estando para meias medidas, usando, inclusive, estratégias, as mais absurdas, recorrendo-se, inclusivamente, aos tribunais, para correr com o inquilino e apropriar-se desse espaço e, assim, ampliar as suas actividades.

 

E porque o Café Lisboa é já ex-libris da cidade do Mindelo e da Rua de Lisboa, apelamos ao bom senso e a um entendimento entre as partes e a intervenção de quem de direito no sentido de se envidar todos os esforços para se evitar o encerramento desse espaço sob pena de se amputar uma parte da memória da nossa cidade do Mindelo.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Valdemar Pereira a 05.05.2015 às 16:04




Royal, Portugal... Lisboa já era


Tudo parte como na primavera
todos partem ficamos à espera
com nossos braços desvairados
co' o corpo e o espírito agitados 

De Lili a 06.05.2015 às 09:11

Cafe Lisboa nao tem casa de banho.. wc. E ha outros espacos como Cafe Royal, Katem etc. Por isso nao ha necessidade de reabrir o espaço. Haja paciencia.

De Joaquim ALMEIDA ( MORGADINHO ) a 06.05.2015 às 12:07

A nostalgia , a saudade , os momentos tradicionais , os costumes da nossa terra , o movimento da nossa ;rua de Lisboa do Mindêlo , nao envelhece !.. Mas infelizmente jà nao acontece o mesmo com os prédios ai construidos hà mais de uma centena de anos !..Seja qual for as razoes do encerramento do tao falado Café Lisboa , nao deixemos levar pelo sentimentalismo !.. Por aquilo que mostra as fotos hà necessidade de reparaçao do referido prédio , particularmente do cantinho do nosso ( Café Lisboa ) !..Esperemos que tudo venha terminar num bom entendimento entre os senhorios e o propritàrio do café !.. Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

Powered by