Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caffe Florian a cafeteria mais antiga da Europa   Caffè Florian: a cafeteria mais antiga da Europa
.
Duzentos e noventa e quatro anos: esta é a idade da cafeteria mais antiga de toda a Europa. Funcionando até hoje, o Caffè Florian foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 1720 em Veneza, Itália – um país apaixonado pelo grão e dono dos mais famosos e tradicionais cafés do mundo. O prédio, localizado na famosa Piazza San Marco, possui a decoração inalterada desde século XVIII.

 

Assim como as tradições envolvendo o café na Itália, o empreendimento continua firme e recebe milhões de visitantes todos os anos. Hoje, ele leva na fachada a abreviação do nome de seu criador, Floriano Francesconi. Apesar disso, o local foi batizado de “Alla Venezia Triofante” (Uma Veneza Triunfante, em italiano) na inauguração. Entre seus ilustres frequentadores se destacam o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o escritor Johann Wolfgang von Goethe, o escultor Amedeo Modigliani e muitos outros.

 

O local é tão importante que a Bienal de Veneza, criada em 1988, tem parte de suas raízes em suas cadeiras e balcões. O facto é perceptível no tamanho e no número de telas, afrescos, mesas de mármore e espelhos ornados em ouro, além da orquestra sempre presente enquanto os turistas degustam uma bela xícara.

 

Quando as revoluções explodiam na Europa, também serviu como central para elaboração de planos e estratégias de evitar invasões, além de ter sido utilizado como enfermaria durante os confrontos.

 

 

O Caffè Florian possui diversas salas decoradas, uma diferente da outra. Todas com direito a obras de arte e muito luxo, misturando épocas e modas diferentes em um só local.

 

Então, já sabe: se estiver passeando pelas ruas estreitas e cheias de cafeterias em Veneza, dê uma passada no Caffè Florian e tenha o prazer de frequentar o primeiro de todos eles.

 

 

Por: Lucas Tavares

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

Powered by