Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

cplp.jpg

 


NOTÍCIA:

 

O debate da CPLP do qual resultou uma ata e uma acta


Exigências de Angola e Moçambique sobre o Acordo Ortográfico (AO) obrigaram à alteração da ata final da XIV Conferência dos Ministros da Justiça da CPLP, em Díli, para incluir, ao longo de todo o texto, as duas grafias.

[...]

Depois de um debate de quase 30 minutos o impasse acabou por ser resolvido com uma solução invulgar: duas grafias no mesmo texto, ignorando apelos dos que, com o representante do Brasil, recordaram que no passado sempre houve só uma ata (notícia completa).

 

COMENTÁRIO:

 

Dos PALOP apenas Cabo Verde e São Tomé e Principe ractificaram o Acordo Ortográfico de 1990. Angola, Moçambique e Guiné-Bissau são frontalmente contra. Onde está o bom senso? Com quem deve alinhar Cabo Verde?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Djack a 23.06.2015 às 14:52

Cá para mim, o alupec e o novo acordo ortográfico da língua portuguesa foram forjados no mesmo departamento do Inferno. Foi decerto um demónio que odeia cabo-verdianos, portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos, guineenses, são-tomenses, timorenses e todo o resto de pobres humanos que falam esta desgraçada língua e os seus crioulos. E não há ninguém que nos acuda!... É de FATO um FATO terrível.

Braça (ou será braka " com cedilha no "k"?)Djack (este é o único "k" que uso em português ou crioulo e é por vir por via britânica)

De Suzana Abreu a 23.06.2015 às 21:23

Não ata nem desata, até que sai uma ata e ...uma acta. Eu revejo-me nesta última, para não ficar atada!


Saudações a todos e viva a coexistência pacífica das variantes da língua portuguesa, que não precisa de ser engomada por decreto. Engome-se antes o fato, que a língua, é um facto!, nunca esteve amarrotada! Apesar das variantes, entendemo-nos todos na mesma, não é verdade? Diversidade é riqueza e é bonito respeitar as especificidades de cada uma.

De Luis Maximiano a 24.06.2015 às 13:30

Com Angola, Moçambique e Guiné-Bissau....

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

Powered by