Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entrada em vigor do Acordo Ortográfico

Brito-Semedo, 13 Jun 15

 

 

 

NOTÍCIA DO DIA:

 

Termina em Outubro periodo de transição para o novo acordo ortográfico da língua portuguesa

 

A partir de Outubro termina o período de transição de seis anos para o novo acordo ortográfico da língua portuguesa e na mesma data o acordo entra em vigor em todo o território nacional (Fonte: TCV).

 

COMENTÁRIO:

 

Portugal, Brasil, Cabo Verde e Saõ Tomé e Príncipe são os países que se dipõem a aplicar o acordo, que continua sem ratificação por parte de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

 

«Eu não escrevo como os políticos querem que eu escreva!»

 

Moçambique.png

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De José F Lopes a 14.06.2015 às 08:49

AS ARMADILHAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

 Já viram as armadilhas do Novo Acordo ortográfico. As criancinhas que se cuidem...

Ontem Bagão Felix um detractror  do Acordo Ortográfico, no seu programa semanal  brincou com algumas aberrações deste alupec à portuguesa:

A-    Ninguém para o Benfica de fato

 1-Ninguém para o Benfica, de fato

2-Ninguém para o Benfica de facto

B-    Rotura do fato de fato

 Para já o que está escrito aqui é feio, horrível, mas passemos !!!

Parece que se confundiu 'Rotura' de 'rotura do ligamento', por exemplo, com 'Ruptura' divórcio separação. Aqui parece-me tratar-se de 'ruptura' no sentido de separação.

Convenhamos que rutura e rotura dá confusão não se reconhece a origem etimológica da palavra. Eu prefiro usar ruptura e é isso que sempre usarei.

De José F Lopes a 14.06.2015 às 08:54

Que se exija aos britânicos e   aos francêses um Acordo Ortográfico para que fiquem mais modernas, mais progressista, mais universalistas. Francamente elas são chatas para os não 'native speakers', mas ninguém pensaria hoje em mexer nelas. Os americanos convivem sem problemas como a variante britânica. E nem conheço as particularidades do australiano do neo-zelandes, canadiano etc, nem tão pouco o francês do Quebec. Enquanto que os americanos usam muito o ‘z’ os ingleses usam mais ‘s’. E isto não é erro, passa. Eu gosto da diversidade e não da uniformidade. Não acredito que hoje em 2015 alguém em França tivesse a ideia de criar uma Acordo Ortográfico para satisfazer o Quebec. Pura e simplesmente não passaria em França. Para além do mais o acordo tem dado uma imagem de cacofonia total. Angola esperneia, Brasil . e Portugal ... Eu não vejo nenhuma vantagem diplomática comercial etc, tal como pretendem. Mas esta matéria divide e cada uma tem a sua opinião.

http://planetaslbenfica.blogspot.pt/2013/03/bagao-felix-brinca-com-o-novo-acordo.htmlhttp://planetaslbenfica.blogspot.pt/2013/03/bagao-felix-brinca-com-o-novo-acordo.html (http://planetaslbenfica.blogspot.pt/2013/03/bagao-felix-brinca-com-o-novo-acordo.html)

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/06/08/fato-pronto-a-despedir/ (http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/06/08/fato-pronto-a-despedir/)

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by