Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Equipa de Futebol Feminino, Anos 70

Brito-Semedo, 27 Mar 12

 

Mulher.jpeg

Fotografia de autor desconhecido, São Vicente, Anos 70
LEGENDA: De pé (esq. para dir.) - Nona, Licínia, M.ª Idalina, Zenaida, Carlita, Teresa, Luisa, D.ª Nass, Zequinha, Sr. Didi; De cócoras (esq. para dir.) - Gabriela, Lucialina, Edith, M.ª Manuela, Benedita, Alcídea.


Cabo Verde e Mindelo continuavam a surpreender. Se em 1939 as jovens de Mindelo, alunas, e não só, praticavam ginástica e outros desportos na rua, nos finais de 60, princípios de 70, estas se perfilavam para atacar esse desporto que durante muitos anos foi terreno exclusivo de homens.


Ainda hoje, com todas as conquistas que, por direito próprio, as mulheres alcançaram, o futebol feminino é um desporto visto por muitos com algumas reservas. Mentes retrógradas e a cheirar a mofo.

Aqui, nesta imagem, algumas das minhas colegas de Liceu, que curiosamente também praticavam Basquetebol e Voleibol, treinando-se muitas vezes em grupos mistos em que competiam directamente com os rapazes.


Treinei muitas vezes no pátio interior do Liceu Velho com muitas das "Belezas" que estão nesta imagem. Esses treinos, por serem nocturnos, só podiam ser feitos no recinto do velhinho Liceu, visto o novo não ter, à data, iluminação para o recinto de desporto.
 

Uma das Mulheres que hoje desempenha – e bem – funções de responsabilidade no Governo de Cabo Verde, a Ministra Madalena Semedo [presentemente Embaixadora de Cabo Verde em Portugal], para os colegas e amigos, MADÁ, era uma exímia praticante de basquetebol e jogamos muitas vezes juntos, nesses treinos no Liceu Velho.

Algumas das "Artistas da Bola" desta fotografia são Visíveis participantes de "MINDEL NA CORAÇON", sendo que outras julgo saber serem Invisíveis.

 

Para todas e, citando um grande radialista e comentador desportivo desse tempo em Mindelo, daqui um forte abraço com calorosas saudações desportivas.

Mantenhas

 

Jorge Martins, Portugal

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Jorge Martins a 17.03.2012 às 13:59

O Lalela é Muf'nin... Obrigado e daqui um abraço a todas essas amigas.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by