Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"História da Moeda em Cabo Verde"

Brito-Semedo, 17 Set 15

 

BCV 40 Anos web grande.png

 

Quando o País celebra 40 anos de Independência Nacional, o Banco de Cabo Verde prepara-se para assinalar o XL Aniversário (25.Setembro) da sua criação sob o lema “BCV: 40 anos Comprometido com o Desenvolvimento”.

 

De entre as várias actividades alusivas à data, foram postas em circulação as novas notas de 500 e 5.000 escudos, homenageando, respectivamente, o poeta praiense Jorge Barbosa e o Primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, e lançado o Livro História da Moeda em Cabo Verde, da autoria do Professor Universitário do ISEG (Portugal), o cabo-verdiano, Doutor João Estêvão.

 

BCV.jpg

Este livro faz uma leitura da evolução da moeda em Cabo Verde desde o início do povoamento até à actualidade. Está organizado em três partes. A primeira desenha a história do longo período de predomínio metálico até cerda de 1850 e analisa a institucionalização da moeda durante a segunda metade do século XIX, nomeadamente, com a criação do Banco Nacional Ultramarino e a introdução da moeda fiduciária. A segunda parte analisa o século XX colonial, com enfoque particular na criação e institucionalização da moeda colonial e nas dinâmicas e constrangimentos da circulação e da expansão monetárias. A terceira parte trata do período após a independência e do novo fenómeno monetário que vem evoluindo desde então.

 

Título: História da Moeda em Cabo Verde

– Do início do povoamento à actualidade

Autor: João Estêvão

Editor: Banco de Cabo Verde, 2015

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Manuel Lopes a 21.09.2015 às 09:57

Onde é que se pode adquirir um exemplar?

De Brito-Semedo a 21.09.2015 às 16:03

Caro amigo, aqui é que está o busílis da questão. O meu exemplar foi-me oferecido a título excepcional. O BCV não tem (ainda?) o livro disponível. Já falei disso aos responsáveis ;-). Um abraço

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

Powered by