Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

monumentos_sitios01_18_04_2015.jpg

 

Veja as imagens a que tivemos acesso. Pelas informações, só em Santiago são quatro igrejas a que se fez "ampliação":  Assomada, Calheta de São Miguel, São Domingos e Tarrafal, mais a ilha do Maio, sem nos referir-nos à aberração que se fez na parte traseira da Igreja do Mindelo! É de bradar aos céus!

 

Igreja Tarrafal.jpg

 

COMEÇARAM AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA IGREJA DE SANTO AMARO ABADE

Obras dessa natureza despertam sempre muitas reacções, favoráveis e contrárias. Cada um tem razão, uma certa razão, a partir de um certo ponto de vista.


Não restam dúvidas que os monumentos carregados de simbolismo e valor histórico religioso, cultural etc.. como é o caso de algumas Igrejas em Cabo Verde, devem ser preservados na maior integridade possível, mantendo as suas linhas estruturantes originais. Mas quando está em jogo a segurança das pessoas por causa da utilização desses edifícios (degradado) a que se junta a a necessidade de maior e melhor acomodação da assembleia, é necessário que se tenha espírito aberto para se inovar e conservar ao mesmo tempo o que for possível. As autoridades (todas) bem disso.


Por um lado, há-de se integrar o melhor possível os aspectos arquitectónicos, históricos e outros. Por outro, é preciso fazer as alterações que se impõem, sempre na maior consonância possível com o que a história nos legou.


Votos de bom trabalho. Fidelidade ao passado e abertura ao futuro!

 

Diocese de Santiago de Cabo Verde

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Valdemar Pereira a 19.04.2015 às 18:58

"País que não respeita o seu património é país desgraçado" (?).
Quem é o responsável por tamanho vandalismo? Qualquer terra tem a sua origem como todo o rio a sua nascente mas em Cabo Verde ninguém quer saber da salvação do Património como se fosse uma tara. A politica é de "Tude pa tchom". Até quando?

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by