Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Pensar para Melhor Agir', em Mindelo

Brito-Semedo, 18 Jan 14

 

Cabral.jpeg

Uma obra fundamental para conhecer o pensamento de Amílcar Cabral

 

Para comemorar o Dia dos Heróis Nacionais, a Fundação Amílcar Cabral realiza no próximo dia 20 de Janeiro em S. Vicente, o lançamento de Pensar para Melhor Agir, uma compilação das intervenções de Amílcar Cabral no Seminário de Quadros do PAIGC realizado em Conakry de 19 a 24 de Novembro de 1969. Grande parte dos textos são agora dados à estampa pela primeira vez. O Seminário de Quadros teve lugar num importante momento de viragem da luta de libertação nacional da Guiné-Bissau e Cabo Verde. As intervenções transcritas revelam uma extraordinária capacidade de análise e de conceptualização estratégica que produziram as orientações fundamentais para a derrota do colonialismo português nessas colónias. 

 

Pensar para Melhor Agir é um valioso instrumento que possibilita seguir e compreender os aspectos essenciais do pensamento de Amílcar Cabral, assim como a sua visão para o futuro da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Inúmeras questões abordadas durante o Seminário permanecem actuais, mantendo-se válidas considerações de ordem diversa que ele elaborou a respeito delas. A leitura do livro é de elevado interesse para todos, sejam políticos, académicos, intelectuais ou cidadãos empenhados em participar nos assuntos do país ou da sua comunidade.  Espera-se ainda que estimule os jovens a procurar conhecer essa grande figura de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, da África e do Mundo, para que dele se orgulhem e, cada vez mais, nele se reconheçam.

 

O lançamento de Pensar para Melhor Agir terá lugar no Centro Cultural do Mindelo às 18:00 do dia 20 de Janeiro de 2014 e a apresentação estará a cargo do Professor Manuel Brito-Semedo, Vice-Reitor da Universidade de Cabo Verde.

 

A sessão de lançamento contará com a presença do Presidente da Fundação, Comandante Pedro Pires.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Adriano Miranda Lima a 18.01.2014 às 18:51

Os jovens devem ler o Amílcar Cabral, mas com espírito crítico que lhes permita tirar  ilações correctas sobre o homem e o seu pensamento, situando-o no seu tempo e no contexto em que foi forçado a agir, e analisando em que medida a sua "conceptualização estratégica" pode rever-se no estado actual em que se encontram os territórios que idealizou libertar do jugo colonial para lhes perspectivar um futuro melhor e mais digno. Sejam quais forem essas ilações, estou convencido de que o valor do homem e do intelectual que foi Amílcar Cabral sairá sempre intocável hoje como no futuro. Não para endeusamento, que ele dispensará, mas como lição de vida. 

De André a 17.11.2015 às 15:50

Olá, sou brasileiro, como posso adquirir o livro? É possível comprar pela internet?

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by