Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Câmara Municipal da Praia.jpg

Edifício da Câmara Municipal da Praia 

 

 

Terminou ontem, 6 de Maio, a primeira sondagem do online Forcv dos pré-candidatos à Câmara Municipal da Praia.

 

Agostinho Lopes fechou o período sondado a liderar com uma diferença de 11.9 pontos percentuais em relação ao segundo candidato mais votado e com uma diferença de 33,9% em relação a Óscar Santos, actual presidente de Câmara, tendo-se posicionado no final com 41,6%,  (393 votos directos), contra 29,7% (281 votos directos) em relação ao segundo pré-candidato mais votado.

 

Óscar Santos colheu 7,7% de preferência da totalidade do universo de votantes.

 

Os resultados deste primeiro “round” de votação online, em que Agostinho Lopes lidera, de forma inequívoca, pode ser lido em www.forcv.com

 

Os resultados de uma sondagem valem o que valem. E neste caso não podem ser lidos de forma diferente, sobretudo pela dispersão do universo de votantes e porque quem administra a sondagem não controla a origem do universo de votantes, ao que não se pode dizer, com rigor, que todos os votantes são eleitores da Praia. Pode dizer-se, contudo, que todos os votantes têm, de alguma forma, ainda que indirectamente e de forma dispersa, interesse pela cidade da Praia e não são indiferentes quanto ao peso político de cada pre-candidato, onde Agostinho Lopes lidera de forma destacado. Dai a expressão dos votos e dos resultados.

 

Foram 946 votantes, universo que, de alguma forma, é superior às médias amostrais historicamente usadas para as sondagens de nível nacional, quando administra inquéritos para o universo de eleitores na cidade da Praia. Nesta medida, o voto pode, sim, ser considerado um indicador de percepção, que fornece uma tendência. Agostinho Lopes e Óscar Santos são os dois pré-candidatos mais credíveis. O primeiro pelo seu percurso e peso políticos, sobretudo ao nível do eleitorado identificado interno do MpD e o outro porque desempenha actualmente as funções de presidente de Câmara.

 

Os outros dois pré-concorrentes, Alberto Lima e Rafael Fernandes, todos vereadores da câmara municipal da Praia no mandato em curso, são ilustres desconhecidos da vida política nacional, apesar de terem sido também bem votados, posicionando-se nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

Se levarmos em conta que Agostinho Lopes está retirado da vida política activa desde 2011, momento em que concluiu o seu mandato de deputado, que vinha de 2006, em resultado das eleições legislativas desse ano em que foi candidato do MpD ao cargo de Primeiro-ministro, e se considerarmos ainda a notória diferença de 33,9 pontos percentuais entre Agostinho Lopes e Óscar Santos, o primeiro apresenta fundada e justificada vantagem, estando bem posicionado e com fortes razões para se crer que ele poderá vir a ser o preferido do MpD para liderar a Câmara Municipal da Praia, observa um alto dirigente e actual membro da Comissão Política Nacional do MpD, que pediu anonimato.

 

Avança ainda esse dirigente do MpD, que poderá concorrer para esta decisão o facto de, no MpD, começarem a surgir receios de eventuais dificuldades, por causa da instabilidade demonstrada na actual equipa camarária, que coloca em crise a possibilidade de a respectiva edilidade se manter nas mãos do MpD.

 

Recorda-se que o MpD só ganhou o embate político na Praia, quando escolheu, como candidato, o político de primeira linha e perdeu sempre quando concorreu com candidatos de segunda linha.

 

Agostinho Lopes, claramente, cumpre o requisito de ser político de primeira água e dirigente da primeira linha do MpD, com forte notoriedade ao nível dos pais, designadamente no seio dos militantes da capital. Além do mais,  Agostinho Lopes pode unir em vez de dividir e garantir a estabilidade necessária para a vitória do  MpD na capital do pais, garante esse dirigente.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by