Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

BS Brno 0.jpg

BS Brno 1A.jpg 

BS Brno 2.jpg

 Instituto de Línguas Românicas da Faculdade de Filosofia, Universidade de Masarykova.

 

Brno, a segunda cidade da República Checa, com aproximadamente 400.000 habitantes, dos quais 89.000 são estudantes, é conhecida como a cidade de estudantes.

 

Estive por estes dias nessa cidade da Europa Central como Professor Convidado de uma Universidade Africana e a visitar as universidades de Praga, Brno e Olomouc, tendo proferido várias conferências para os alunos de Português. A experiência foi um encantamento e com muitas surpresas.

 

Alertado pelas temperaturas negativas que se faz por esta ocassião, 0º a 8º negativos, fui agraciado por um clima de Primavera, o que me permitiu passeios a pé e conhecer um pouco dessa cidade na companhia dos estudantes da pós-graduação Jan, Kateřina e Michaela.

 

BS Brno 11.jpg

BS Brno 9.jpg

BS Brno 5.jpg

BS Brno 7.jpg

  

O Dia de São Martinho, uma das celebrações que marcam o Outono, cuja tradição em Portugal é assar castanhas e beber vinho novo do último Verão, na República Checa é crença que o "Svatý Martin" chega montado num cavalo branco, anunciando neve, só que desta vez terá trocado de montada e chegado em cavalo castanho. Foi bonito ver as pessoas concentradas na grande praça do relógio astronómico a festejar e a beber o seu "svatomartinské" (vinho de São Martinho), e nós com eles. 

 

BS Brno 12.jpg

BS Brno 13.jpg

Bro.jpeg

 

Uma das atrações da cidade de Brno é o Labirinto do Mercado de Legumes ("The Labyrinth under the Vegetable Market"). Acontece que enquanto esperávamos pelo nosso turno para a visita guiada, decidimos fazer alguma coisa para aproveitar o tempo. Atravessámos o largo do mercado e fomos ter ao simpático Air Cafe. A conversa corria solta sobre Cabo Verde e, de repente, toca música conhecida e identifiquei a voz inconfundível da Cesária Évora. Foi como uma descarga eléctrica e, extasiados, ouvimos de uma assentada, não uma nem duas, mas três músicas da Diva, sendo uma delas a emblemática "Sôdade".

 

BS Brno 14.jpg

Bro.jpeg

 No Air Cafe com Michaela e Jan

 

 

A maior surpresa estava reservada para o fim da minha estadia em Brno: um convite para jantar em casa de um cabo-verdiano. Carlos Camacho, natural de Santa Catarina, casado com uma checa e pai de dois filhos, é um alto funcionário da Simens a viver há 20 anos nessa cidade. Filho e sobrinho neto de gente conhecida de Achada Lém, Santa Catarina, foi aluno do Liceu Domingos Ramos nos idos de 1988/89, quando lá fui Director, lembrando-se, por isso, perfeitamente de mim!

 

BS Brno 3A.jpg

BS Brno 3.jpg

 

O meu bem-haja a todos e até um próximo encontro, preferencialmente em Cabo Verde.

 

Nota: Notícia saída no Jornal Expresso das Ilhas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by