Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 19 Mai 12
A 25 de Maio de 1962, na cidade do Mindelo, um grupo de jovens estudantes integrado por Arménio Vieira, Jorge Miranda Alfama, Margarida Mascarenhas, Mário Fonseca, Oswaldo Osório e Rolando Vera-Cruz Martins, procurando manter o testemunho e a chama dos homens da Claridade, edita, no Notícias de Cabo Verde (S. Vicente, Março.1931-Agosto.1962), a folha literária ‘Seló’ (25.Maio e 28.Agosto), sob o apadrinhamento do Dr. Manuel/Manecas Duarte.
Honra-nos saber que, 50 anos depois, a geração do ‘Seló´ se afirmou no panorama das letras cabo-verdianas, sendo um dos seus elementos distinguido com o Prémio Camões 2009.
Ciente da importância simbólica dessa data para a vida literária e para a academia, a Universidade de Cabo Verde pretende invocar e assinalar a efeméride dos 50 anos da publicação do ‘Seló’ prestando uma homenagem a esses escritores, dois deles já desaparecidos, reunindo-os numa cerimónia pública, precisamente no dia 25 de Maio de 2012.
A homenagem à geração ‘Seló’ enquadra-se no programa “2012, Ano da Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde”, apresentado oficialmente no “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos Países da CPLP” (5 de Maio), que contempla uma série de iniciativas e acções com vista à valorização e dinamização do uso da Língua Portuguesa.
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Como me perco nestas linhas de pensamento encravad...
Olá. Um abraço desde Cabo Verde. Infelizmente o no...
Eu escrevo da Argentina. Eu gostaria de saber se v...