Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Pracinha da Igreja.jpeg

 

 

 

Em 2010, a ilha de S. Vicente, com uma área de 227 Km2, tem uma população de 76.107 habitantes (Censo de 2010). Desses, cerca de 62.970 vivem no centro urbano do Mindelo, cujo limite territorial é de apenas 75 Km2, fazendo deste um dos espaços mais densamente povoados de Cabo Verde. O desenvolvimento da ilha tem acompanhado, ao longo dos tempos, o desenvolvimento desta urbe, que se mantém o polo económico, social e cultural da população da ilha. De tal modo que a referência à ilha e à cidade se confundem nas conversas do dia-a-dia.

 

É a baía do Mindelo que determina toda a vivência desta cidade. Conhecida como a Baía do Porto Grande, foi a partir dela que a cidade se foi expandindo para o interior. E foi o movimento crescente dos barcos neste porto que lhe conferiu um carácter urbano marcadamente cosmopolita.

 

Acompanhando esta evolução, a cidade foi-se afirmando como um centro cultural importante, onde o desenvolvimento artístico – nomeadamente, a música – a intelectualidade e o desporto seguem as tendências internacionais, sem deixar de expressar um cunho marcadamente mindelense. MB-S

 

NOTA: O vídeo "Roteiro Cultural da Ilha do Monte Cara" foi postado nas redes sociais pela Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda., no âmbito do seu projecto de promoção e divulgação do potencial turístico e cultural da ilha de S. Vicente, a quem felicitamos e agradecemos a disponibilização e partilha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De Valdemar Pereira a 29.05.2013 às 13:27


Hoje mais que nunca, vale a pena "güentà esquina" em um dos três lugares mais emblemàticos de S.Vicente: a Pracinha de Igreja.
E, como se fosse necessàrio algo mais para isso, o link com a mùsica é dos mais belos que jà vi do Mindelo.
Obrigado à Esquina pelas lembranças que nos tràs.

De Brito-Semedo a 29.05.2013 às 14:56

Amigo Valdemar, partilho a conversa no FB , a propósito do vídeo partilhado:

Manuel Brito-Semedo O vídeo é um convite para se fazer uma voltinha virtual à ilha, rsss!!! Braça rija!
Judith M. Wahnon Ja vou fazer isso, vens comigo???
Manuel Brito-Semedo Vou pôr um boné, comprar 2 supirinhas Galeano e pon d'trança de Jonas para o nosso lanche. Pode ser?
Judith M. Wahnon Haha!! Claro, ja gostei, e podemos comecar o tour la na Tchan de Sumtere! :)))
Teodorico Neves Tchan de 'sumtere ta f'ka longe e mdjor no kume, ku'msa na
Rua daluz
Manuel Brito-Semedo Assim, e más 1 bóca, rsss!!! Ta drêt! Nô ta incontrá na Praça Strela. Pode ser?
Teodorico Neves Na Praça Estrela mim e rei ja um regista esse inkontre e um ta avisobe assim k'um programa deslocação. Bo tarde e um note d'rosa.

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 30.05.2013 às 07:18

Nao posso resistir e tenho que desabafar dizendo que , gosto muito das conversas aqui nesta esquina , relembrando sempre os bons tempos do nosso Mindêlo ; este  link com belissimas imagens  veio despertar ainda mais a nostalgia crioula , sodade d 'nôs Mindêlo - como disse Jotamont na sua bela melodia - , terra qui Deus derramà sê ligria 
Mas devo dizer com uma certa tristeza , vàrias mornas dedicadas à ilha de Sao Vicente , tem sido motivos de um certo desleixo , esquecimento premeditado , do governo do nosso pais !..
Um Criol na Frânça ;
Morgadinho ;

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Adi

    I think and I am really aware of the what it take ...

  • curso de teclado

    Muito boa a musica, parabéns !

  • Anónimo

    Porque é que omitiu o editor do "Diário" de Antóni...

Powered by