Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 8 Jul 13
“Os textos políticos de Amílcar Cabral, produto da prática revolucionária ao longo da luta vitoriosa pela independência da Guiné e das ilhas de Cabo Verde, constituem uma arma de combate à escala dos povos do Terceiro Mundo.
A partir da análise concreta duma situação concreta, animada assimilação crítica, das outras realidades históricas, esta obra comporta vários domínios: o político e o ideológico, a estratégia militar, o desenvolvimento social, o processo de formação e as relações internacionais.
Como dirigente da luta político-militar praticamente até o seu termo, o fundador do PAIGC estudou todos os aspectos que definem a essência da guerra de libertação nacional. É neste o sentido que ele traçou a sua linha ideológica e construiu a sociologia do seu conhecimento.
Os grandes eixos da reflexão teórica e os conceitos operatórios da estratégia revolucionária formulados por Amílcar Cabral articulam-se em torno da dominação imperialista, da força motora da história, do papel da pequena alavanca social da luta de libertação nos países colonizados, da luta armada como facto e acto de cultura, do Partido como centro de todo o sociopolítico.
Inserindo a teoria e a prática do combate libertador numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, Amílcar Cabral legou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam a nossa época.
UNIDADE E LUTA: esta palavra de ordem galvanizou o povo da Guiné e das Ilhas de Cabo Verde, que conquistou assim o seu lugar na grande cena da Historia, aberta aos horizontes do universal”.
Unidade e Luta, Volumes 1 e 2
Textos Coordenados por Mário de Andrade
Fundação Amílcar Cabral
Ano de 2013
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Como me perco nestas linhas de pensamento encravad...
Olá. Um abraço desde Cabo Verde. Infelizmente o no...
Eu escrevo da Argentina. Eu gostaria de saber se v...