Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 2 Jan 15
A Sinfonia de Sabores: Food and Music in Concert, a sair nos inícios de 2015 no Reino Unido, é um livro sobre as relações entre música e comida que explora a interligação entre estes dois aspectos importantes da vida humana e suas relações significativas. Com uma abordagem multicultural, os capítulos em quatro línguas, concentram-se em vários períodos históricos e culturais do mundo (Europa, África, América Latina, Caribe, Oriente Médio).
Artesão Espírito Santo. Foto Sapo.cv. Out.2014
Dos nove capítulos do livro, três são sobre Cabo Verde, como se pode ver pela estrutura abaixo, em negrito (4, 5 e 7):
• Introduction
• Authors short biographies
1. Dining and drinking scenes in European operas, operettas and ballets, by Anna Piotrowska (Jagiellonian University, Polland)
2. Los sabores en la música clásica y un ejemplo particular, by Roberto Alejandro Pérez (Universidade de Évora, Portugal)
3. Traditional Music and Diaspora: the Irish exemplar, by Patrick O’Sullivan (University of Bradford, UK)
4. Gastronomia, música e dança no ciclo de vida do homem cabo-verdiano, by Manuel Brito Semedo (Universidade de Cabo Verde)
5. Saborear e cantar Cabo Verde: entre paroxismos e delírios lítero-músico-gastronômicos, by Simone Caputo Gomes (Universidade de São Paulo, Brazil)
6. "Sabrosura": Pleasure, Humour, and Tradition in Latin American Food Songs, by Edmundo Murray (Universidade de Cabo Verde and University of Zurich)
7. Crioulos e caiçaras: construindo identidades e relações entre sons e aromas de duas comunidades no sul do Brasil, by Izaura Furtado (independent scholar, Cape Verde)
8. The Deliriously Tempting Complementarity of Syrian Maza and Music, by Rihab Kassatly Bagnole (Savannah College of Arts and Design, Georgia, US)
9. El sabor de la música popular cubana, by René Vázquez Díaz (Cuban musician and independent scholar, Malmö, Sweden)
• Index
A organização é de Edmundo Murray, Professor Visitante na Universidade de Cabo Verde em 2011 no Departamento das Ciências Sociais e Humanas.
Partilho a parte introdutória do meu texto em jeito de resumo e pré-publicação.
Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-verdiano
Os sentidos, não menos o do gosto, são o mote da vida do homem crioulo. Isto é-lhe intrínseco e está presente em todo o ciclo da sua vida, acompanhando-o em todas as suas manifestações culturais, do nascimento à morte, indo das festividades do nascimento, do guarda-cabeça e do baptizado, passando pelo casamento e outras celebrações, até aos ritos fúnebres. Sempre celebrando a alegria e a festa da vida e, também, o choro e a tristeza da morte, tudo à roda de grandes panelas, muita música e alguma dança.
Este capítulo ["Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-verdiano"] tem como propósito explicitar a interacção existente entre as manifestações da cultura mestiça e a gastronomia, a música e a dança na vida do homem das ilhas e seguirá a ordem e a lógica das principais técnicas de preparação de um prato gourmet: a preparação dos temperos de base, ou seja, o conhecimento histórico e cultural do homem das ilhas; os ingredientes e os condimentos trazidos de várias latitudes do planeta e que se adaptaram no Arquipélago; os sabores, os sons e os ritmos crioulos que caracterizam e dão sentido à vida do homem cabo-verdiano; o tempero final.
Como acompanhamento, acrescenta-se, no fim do capítulo, uma pequena mostra de textos literários sobre gastronomia e música de Cabo Verde.
A abordagem metodológica adoptada é a da Antropologia Interpretativa, de Clifford Geertz, de análise da prática simbólica no facto antropológico.
Uma vez que o tema deste capítulo é indissociável do contexto histórico e cultural das Ilhas, dele depende e dentro dele se processa, tomou-se este contexto como ponto de partida e trabalhou-se sobre ele no sentido da sua descrição, ainda que de forma sumária.
Palavras-chave: antropologia da alimentação, antropologia interpretativa, etnologia, história, literatura, musicologia.
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Rebusquei depois nas minhas memórias e verifiquei ...
Deixem-me aqui recordar Celso Leão pessoa intelige...
Conheçi o café Lisboa em 1961.. Lá cantei fado mui...