Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Baltasar Lopes.jpg

Última aula do Professor Baltasar Lopes da Silva. Foto Djibla, 23.Abril.1972. 

 

 

Fotos Históricas: Última aula do Professor Baltasar Lopes da Silva, dia 23 de Abril de 1972. Acto presidido pelo Governador da Província Lopes dos Santos no Salão Nobre do Liceu Gil Eanes.

 

Propriedade: Foto Djibla, Mindelo.

 

Legendagem: Na assistência: D. Bely e marido, Dr. Rebelo; Sr. Albertino Martins, Sr. João Mariano; D. Nasse; Dr. Serra; Dr. Morais; Sr. Alfredo Pinheiro; Sr. Lulu Marques; Sr. Frusoni; Sr. Raúl Ribeiro; Djô Fei; Sr. Tuta Melo, com a máquina fotográfica; Alberto Leite Torres; Sr. Dadal Martins; Sr. Gustavo (de costas); Luís Guimarães, de pé, à esquerda do Dr. Baltasar. Alunos: Luzy Martins e, em frente à Luzy, Manu Matos, ou Carlos de Lola, Amália Melo, Licinha Roberto, irmã da Lívia. – Nory Alves

 _________

 Aula BLS.jpg

Jerónimo Gomes, Ti D'jiras, discursando em nome dos alunos

  

Propriedade/Cedência:  Adriano Monteiro

 

Depoimento: “Eu assisti a este evento, fazendo cobertura para a Rádio Clube Mindelo. Foi a 23 de Abril de 1972. Era então Reitor do Liceu Gil Eanes, o nosso amigo Viriato de Barros que, na ocasião, preferiu um discurso simples mas eloquente sobre o homenageado. Também falou em nome dos alunos do Liceu Gil Eanes, o saudoso Jerónimo Gomes, filho da Germana Gomes, enfermeira”. – Jorge Maria Custódio Santos

 

Um apelo: Que saiam do fundo dos baús as "fotos com história" de modo a fixarmos o passado glorioso de SonCent e as suas memórias com a ajuda dos mais antigos. Mais, é preciso uma campanha conjunta - Ministério da Cultura, Ministério das Comunidades, Correios, Arquivo Histórico, Universidades - para se colectar fotos e postais antigos, digitalizar os acervos, fazer um Museu Postal ou um Museu da Imagem de cada Ilha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Sónia Morais a 24.04.2015 às 18:36

Bela foto. Aceito o desafio do amigo Brito-Semedo e vou tentar sacar alguma coisa com "história" que valha a pena. Quanto à legenda julgo que há um engano, a Nory em 1972 já não podia estar no liceu, estava casada e provavelmente já tinha filhos.

De Brito-Semedo a 24.04.2015 às 21:10

Amiga, obrigado por ter aceite o meu desafio. Venham daí as fotos com história!" A Nory Alves é de uma memória fantástica e liga-se a esta foto pela legendagem, com a identificação das pessoas ;-). Grato.

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Brito-Semedo

    Grato pela correcção. Já foi feito . Brigada.

  • Lura

    O tema "Raboita di Rubon Manel" foi Gravado pela c...

  • Brito-Semedo

    Boa-noite. Olhe aqui em baixo a msn que lhe é diri...

subscrever feeds

Powered by