Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Urbanismo Mindel.jpg

Imagem Adelino Gonçalves, 2011 

 

Passado que foi o Carnaval e porque somos gente que tende para o "esquecimento consciente", já que propositado e selectivo, o Esquina do Tempo presta um serviço público recordando o 1.º SIRUM - Seminário Internacional de Reabilitação Urbana do Mindelo, realizado nessa cidade entre 29 de Julho e 11 de Agosto de 2006, cujas conclusões, pela sua actualidade e pertinência, merecem ser revisitadas, sobretudo pelos órgãos decisores.

 

Ainda sobre a Reabilitação Urbana do Mindelo, o Esquina reedita o artigo "FCTUC divulga relatório inédito do património cultural de Cabo Verde", publicado na sequência do SIRUM, na Ciência Hoje de 26.03.2007: 

  

"Esquecer!? Ninguém esquece…"

 

Mindelo.jpeg

Mindelo. Foto Fritidsresor 

 

Reabilitação urbana - Mindelo é uma revista (ecdj 10) que reúne um conjunto de propostas para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, resultado de uma iniciativa do CEARQ – Centro de Estudos de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que conjuga as actividades académicas de I&D que lhe são específicas com a prestação de serviços à comunidade: O 1.º SIRUM - Seminário Internacional de Reabilitação Urbana do Mindelo, que decorreu naquela cidade cabo-verdiana entre 29 de Julho e 11 de Agosto de 2006. A revista será lançada na próxima quinta-feira, dia 29 de Março, pelas 17h00h, na sala de exposições do Departamento de Arquitectura.


Investigadores, docentes e alunos do Departamento de Arquitectura da FCTUC, em estreita colaboração com duas instituições dedicadas ao ensino, formação e promoção da cultura cabo-verdiana, a Mindelo – Escola Internacional de Artes e o Atelier Mar, estudaram, discutiram e apresentaram um conjunto de soluções para a Reabilitação Urbanística do Mindelo.

 

Para o Presidente da República de Cabo Verde, os resultados do 1º SIRIUM constituem um instrumento de trabalho essencial para o desenvolvimento urbanístico e o ordenamento territorial das ilhas de Cabo Verde. “Acredito que o SIRUM irá precisamente tentar oferecer o quadro que vai permitir esta intervenção cívica de que Mindelo carece. Interpreto este seminário como uma abordagem contributiva, isto é, uma intenção de contribuir com propostas fundamentadas para a elaboração de respostas adequadas e factíveis para as inquietações gerais quanto ao futuro urbanístico da cidade do Mindelo”, afirmou Pedro Pires.

 

Além dos resultados deste evento, a ecdj 10 publica também um relatório que inventaria de modo sistemático, pela primeira e única vez, o património cultural de Cabo Verde. Trata-se de um documento inédito resultante de uma missão de Paulo Ormindo de Azevedo elaborado para a UNESCO entre 1980 e 1981.

 

_________

PS - Intervenção Cívica em Mindelo, Precisa-se Urgente!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

subscrever feeds

Powered by