Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

Este mês, a Morna se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O gênero musical típico de Cabo Verde, que ganhou dimensão internacional através da cantora Cesária Evora , é destaque no Especial da Seis desta quinta (19). O programa traz o antropólogo cabo-verdiano Manuel Brito-Semedo, autor da coleção “Morna – música rainha de nôs terra”. Ela apresenta o primeiro volume do trabalho, que foi lançado em novembro deste ano, em Cabo Verde e Portugal.

 

A coleção reúne cinco volumes (livro + CD) e traça o percurso histórico e cronológico da Morna, que surge no final do século XVIII e está presente em todas as ilhas do país africano. “É um gênero musical que expressa a alma do povo cabo-verdiano. [...] Uma música que era só de Cabo Verde agora passa a ser a música da humanidade. Isso é extremamente importante para um povo de ilhas pequenas perdidas no mundo para ser reconhecido É como haver agora uma lupa que amplia a importância dessas ilhas ter uma música de qualidade”, destaca Manuel Brito-Semedo.

 

O primeiro volume da coleção traz canções da ilha de Boa Vista – local que guarda referências do surgimento da Morna – e da ilha de Brava, apontando as características de cada região. Uma delas é o canto na língua materna cabo-verdiana, o crioulo. O segundo volume da coleção você vai conferir na próxima quinta-feira (26).

 

Neste Especial das Seis você destaque para canções como “Saiona D’Vinte One”, de Luís Rendall na voz de Cesária Évora, “Brada Maria”, de Eugênio Tavares – um das poucas mornas escritas em português, e “Rabilóna”, de autoria desconhecida, interpretada por Tété Alinho.

 

Produção: Juliana Dias

 

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM, de segunda a sexta-feira, às 18h e online no site: www.educadora.ba.gov.br. Para ouvir novamente esta e outras edições, basta conferir nosso podcast no Spotify.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Brito-Semedo

    Estive a conferir o livro "Poesias", de Guilherme ...

  • jurema

    Tao triste ler isso!!!! Terra prometida...momentos...

  • Anónimo

    Gostaria que me confirmasse por favor, se os poema...

subscrever feeds

Powered by