Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

WhatsApp Image 2019-12-26 at 20.27.06.jpeg

 

A Morna, gênero musical que caracteriza a população de Cabo Verde e que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, volta a ser destaque no Especial das Seis. No programa desta quinta (26), você vai conferir o segundo volume da coleção “Morna – música rainha de nôs terra”, apresentada pelo antropólogo cabo-verdiano Manuel Brito-Semedo.

 

Nesta edição, o projeto remonta aos anos 30, quando a música começou a receber influências da América do Sul, com destaque para o Brasil e foi transformando a Morna em um gênero cosmopolita e urbano. “Nessa altura, o principal compositor Francisco Xavier da Cruz assina como B.Léza, introduz o chamado meio tom que é influência brasileira”, diz Manuel Brito- Semedo, autor do trabalho.

 

Neste Especial das Seis você vai ouvir canções como “Miss Perfumado”, de B.Léza, interpretada por Cesária Évora e “Grito D’ Dor”, de Tututa Évora (foto) – primeira mulher compositora.

 

Produção: Juliana Dias

 

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM, de segunda a sexta-feira, às 18h e online no site: www.educadora.ba.gov.br. Para ouvir novamente esta e outras edições, basta conferir nosso podcast no Spotify.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

subscrever feeds

Powered by