Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Pensar para Melhor Agir', em Mindelo

Brito-Semedo, 18 Jan 14

 

Cabral.jpeg

Uma obra fundamental para conhecer o pensamento de Amílcar Cabral

 

Para comemorar o Dia dos Heróis Nacionais, a Fundação Amílcar Cabral realiza no próximo dia 20 de Janeiro em S. Vicente, o lançamento de Pensar para Melhor Agir, uma compilação das intervenções de Amílcar Cabral no Seminário de Quadros do PAIGC realizado em Conakry de 19 a 24 de Novembro de 1969. Grande parte dos textos são agora dados à estampa pela primeira vez. O Seminário de Quadros teve lugar num importante momento de viragem da luta de libertação nacional da Guiné-Bissau e Cabo Verde. As intervenções transcritas revelam uma extraordinária capacidade de análise e de conceptualização estratégica que produziram as orientações fundamentais para a derrota do colonialismo português nessas colónias. 

 

Pensar para Melhor Agir é um valioso instrumento que possibilita seguir e compreender os aspectos essenciais do pensamento de Amílcar Cabral, assim como a sua visão para o futuro da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Inúmeras questões abordadas durante o Seminário permanecem actuais, mantendo-se válidas considerações de ordem diversa que ele elaborou a respeito delas. A leitura do livro é de elevado interesse para todos, sejam políticos, académicos, intelectuais ou cidadãos empenhados em participar nos assuntos do país ou da sua comunidade.  Espera-se ainda que estimule os jovens a procurar conhecer essa grande figura de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, da África e do Mundo, para que dele se orgulhem e, cada vez mais, nele se reconheçam.

 

O lançamento de Pensar para Melhor Agir terá lugar no Centro Cultural do Mindelo às 18:00 do dia 20 de Janeiro de 2014 e a apresentação estará a cargo do Professor Manuel Brito-Semedo, Vice-Reitor da Universidade de Cabo Verde.

 

A sessão de lançamento contará com a presença do Presidente da Fundação, Comandante Pedro Pires.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Adriano Miranda Lima a 18.01.2014 às 18:51

Os jovens devem ler o Amílcar Cabral, mas com espírito crítico que lhes permita tirar  ilações correctas sobre o homem e o seu pensamento, situando-o no seu tempo e no contexto em que foi forçado a agir, e analisando em que medida a sua "conceptualização estratégica" pode rever-se no estado actual em que se encontram os territórios que idealizou libertar do jugo colonial para lhes perspectivar um futuro melhor e mais digno. Sejam quais forem essas ilações, estou convencido de que o valor do homem e do intelectual que foi Amílcar Cabral sairá sempre intocável hoje como no futuro. Não para endeusamento, que ele dispensará, mas como lição de vida. 

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Nataleana Spencer

    Há pouco comentei, e não assinei. Por isso, cá vai...

  • Anónimo

    Antes de mais, parabéns pela nossa Praça Virtual,E...

  • Brito-Semedo

    Prezado, deixo-lhe os contactos da Uni-CV Praça...

Powered by